Secretária Jossélia prometeu esforços para início da “Classe Hospitalar” este ano
Na última quarta (30) o vereador MANOEL CONSTANTINO esteve reunido com a Secretária de Educação para deliberar e debater os detalhes para a implantação, neste ano, da Escola Hospitalar no Município. A lei (2.865/2012) de sua autoria prevê o acompanhamento pedagógico de crianças em idade escolar e que estão enfermas.
É a chamada “Classe Hospitalar”. O termo, amparado pela Resolução CNE/CEB nº 02 (11/09/11), garante os direitos para que alunos/pacientes, em tratamento de doenças crônicas, mantenham a escolarização durante o período de internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
Para crianças e adolescentes, bem como suas famílias, a continuação da rotina de estudos reforça a vontade de viver e a secretária, ciente da obrigação determinou ao respectivo departamento de planejamento celeridade em sua implantação.
Desde a sanção da lei pelo prefeito Papa em 17 de outubro, a administração municipal tem capacitado professores. A pendência está no fechamento das classes e no levantamento do número de alunos/pacientes, nos hospitais e nas residências para dar o início efetivo às atividades (aulas).
CONSTANTINO sabe que leva tempo para que um serviço desta magnitude funcione adequadamente e reconhece os desafios da escola hospitalar: “treinar os professores para adequar o currículo escolar à nova condição física e psicológica do aluno é parte essencial deste projeto, que prevê contar com parceria das secretarias de educação e saúde de Santos” e, lembrou que, recentemente, conversou com o secretário de saúde que foi muito receptivo ao projeto.
“O objetivo da escola hospitalar engloba não apenas o direito do aluno estudar. A escola e o professor são essenciais na vida de todos e não podem se afastar no momento em que uma criança ou jovem mais precisa. A continuação do estudo vai dar mais coragem para o aluno/paciente e seus pais diante de uma doença grave ou crônica, enfrentar e vencer o problema” enfatiza CONSTANTINO. |